Rede Scalabriniana de Comunicação - Conexão com a Nossa Gente
Educação

Refugiados Ucranianos recebem cartas de alunos Sarandienses


Depois de alguns meses, refugiados Ucranianos já receberam as cartas, contendo todo carinho e mensagens de esperança, escritas por estudantes de Sarandi. As 21 cartas foram enviadas em 28 de junho em Sarandi, e recebidas no dia 08 de novembro na Polônia, pelas famílias que estão refugiadas naquele país. As cartas integram o projeto “Cartas da Paz”, desenvolvido pela turma 8°D da Escola Municipal Milton Alves de Souza de Sarandi.

Quem recebeu as correspondências, na Polônia, e encaminhou para a Escola frequentada pelos refugiados, foi Fernanda Quadros, uma gaúcha natural de Parobé, que atualmente reside na Polônia. Ela cita que os refugiados ficaram emocionados aos ouvir as cartas, lidas em inglês por Fernanda. “Acho que pude encurtar distância entre as escolas, fazê-los se sentirem um pouco mais perto do Brasil.” Disse ela.

A inspiração para o projeto

As guerras podem ser evitadas, as amizades não”. Esta reflexão, presente na obra “Cartas a povos distantes”; de Fábio Monteiro, inspirou a turma 8°D da Escola situada no Bairro Santa Catarina em Sarandi, a desenvolver o projeto “Cartas da Paz”.  O livro conta a história de Giramundo, um menino que recebe uma carta de "um amigo" de Luanda, na Angola. Curioso, ele responde com muitas perguntas ao destinatário, e assim inicia uma amizade, com troca de correspondências.

As cartas de Sarandi

As cartas foram escritas em dois idiomas; português e inglês, e além das mensagens de apoio, levaram fotos de paisagens, monumentos e locais históricos do município de Sarandi, visitados pelos alunos. Elas foram enviadas na tarde do dia 28 de junho, na Agência dos Correios de Sarandi. Emocionados, os alunos aplaudiram quando a funcionária da Agência dos Correios selou o envelope.

O projeto, com atividades desde o mês de março, passou por diferentes etapas com aulas sobre questões históricas da Ucrânia e Polônia, tarefas de socialização, pesquisas e produção textual e participação de professores de diferentes áreas.


Data: 28/11/2022 07:53:50