Rede Scalabriniana de Comunicação - Conexão com a Nossa Gente
Segurança

Comandante da BM expõe atendimentos do primeiro semestre de 2025


Em entrevista à Rádio Sarandi, Tenente Agnaldo Chaves dos Santos, Comandante de Pelotão da 3ª Cia da Brigada Militar de Sarandi, falou sobre as ocorrências atendidas pela Brigada Militar, em um balanço do primeiro semestre de 2025.

Segundo dados da BM de Sarandi, no primeiro semestre de 2025 foram efetuadas 28 prisões em flagrante, 12 prisões de Foragidos da Justiça, 1.332 abordagens de veículos, 1.657 pessoas abordadas, três armas de fogo aprendidas, mais de quatro quilos de maconha apreendidos, mais de 100 gramas de cocaína apreendidas, 521 autos de infração de trânsito confeccionados, sendo 10 por embriaguez, 147 Comunicações de Ocorrências, 1.575 Boletins de Atendimento e 46 termos circunstanciados. Segundo Agnaldo os números são considerados positivos. “Fico feliz em dizer esses números, e dizer o quanto que nossa Brigada Militar está empenhada para a comunidade.” Disse ele.

Tenente Agnaldo explica que uma das ocorrências de maior volume envolvem violência contra a mulher. Ele explica que isso se intensifica nos finais de semana, e recebe uma atenção especial quanto à forma de atender, e zelando pela integridade da vítima, da família, e do agressor, com uso de arma de menor potencial letal e uma abordagem diferente. “A Brigada está investindo muito em instrumento de menor potencial ofensivo, que são equipamentos que não há a necessidade da força letal, por exemplo; em um disparo da área de fogo. Então, nós usamos, às vezes, a arma de incapacitação neuromuscular, que nós chamamos de arma de choque, e gás lacrimogênio para tentar intervir na consciência de que há violência por parte dos autores dos crimes.

Segundo o Tenente, atualmente em Sarandi, são 12 policiais, contando com ele e um Sargento, que está no Administrativo. E apesar de ser um quadro reduzido, há um qualificado atendimento. Ele reflete ainda que são quase dois anos sem registro de homicídios em Sarandi, e isso é resultado deste bom trabalho. Mas, apesar disso, seria bom o incremento de mais policiais. “Está se formando uma turma de soldados, agora em julho; nós temos uma perspectiva que se consiga um aporte de policiais, um ou dois talvez. Mas isso depende muito da questão do Comando, inclusive; essa questão também de violência, pois; pelo fato de nós não termos homicídios, que é bom; mas acaba não tendo soldados vindo pra cá, por que os índices estão baixos. Então, uma coisa controla outra, e acaba virando cíclico. Mas, estamos contentes, porque nosso efetivo está empenhado,” avaliou ele

Tenente Agnaldo ainda pontua a importância da comunidade se integrar com a BM, na construção da segurança pública. Ele afirma que a BM está à serviço da comunidade, e pode ser acionada, tanto para atendimentos, como para denúncias ou informações. “Quando se confia na Brigada, se confia no Estado, e a Brigada confia na comunidade, e nas pessoas de bem. Então essa troca, essa credibilidade que nós criamos, ela é muito importante para dar fundamentação ao nosso trabalho, para motivar a nosso trabalho,” refletiu ele.


Data: 10/07/2025 12:32:20
Autor: Rádio Sarandi