A Cooperalfa completa 57 anos neste dia 29 de outubro. A história da Cooperalfa e do surgimento do sistema cooperativo no Oeste catarinense, se confunde com a história de milhares de famílias que migraram do Rio Grande do Sul, especialmente a partir das décadas de 1940 e 1950, com destino ao estado catarinense. As famílias que saíram do Rio Grande do Sul, levaram em sua bagagem as tradições associativistas, já eminentes na terra natal, ainda que com receios em relação a algumas experiências não bem-sucedidas em solo gaúcho. A chegada a Santa Catarina, prometia uma vida nova não apenas para os migrantes, mas também uma oportunidade para a disseminação da cooperação.
Em 1967, algumas pessoas viam na cooperação a única forma de retomar a confiança dos agricultores e começar um projeto que realmente pudesse resolver os problemas destes. Depois de muito estudo, Setembrino Victorino Zanchet, então gerente do Banco do Brasil, convenceu o comerciante Aury Luiz Bodanese a presidir uma nova cooperativa: Cooperativa Agropastoril de Chapecó Ltda. – Cooperchapecó. Ele aceita a proposta e, no dia 29 de outubro de 1967, juntos lideraram mais 37 agricultores na fundação da nova instituição. Naquele momento, um dos principais objetivos era garantir a venda da safra e fugir da exploração de alguns comerciantes que compravam a produção dos agropecuaristas e muitas vezes não os pagavam.
Em 2022, a Cooperalfa, com atuação forte em Santa Catarina e presença no Rio Grande do Sul desde 2017, assumiu as unidades da antiga Cotrel em Erechim. E também no iníco de 2022, passou a contar com unidades em Sarandi, Nonoai, Constantina, Três Palmeiras, Rio dos Índios, Gramado dos Loureiros e Trindade do Sul, após ter adquirido as unidades da Barbiero Agronegócios.
Com a missão de gerar valor ao agronegócio por meio da cooperação, a Cooperalfa atua nos seguintes segmentos: compra da produção agropecuária de seus associados: milho, soja, trigo e feijão; fábricas de ração (03 unid.); indústrias de trigo, soja e milho (04); industrialização de suínos, aves e leite através da Aurora Coop; rede de supermercados – Superalfa (54 unid.); Unidades de Beneficiamento de Sementes – UBS (3 unid.); Granjas Multiplicadoras de Suínos (3 unid.); pontos de recebimento e armazenagem de grãos (75 unid.);lojas agropecuárias (102 unid.) e postos de combustíveis (2 unid.)
Atualmente, a Diretoria da CooperAlfa é composta da seguinte forma: Romeo Bet, Presidente; Cládis Furlanetto, 1º vice-presidente; Edilamar Wans, 2º vice-presidente, Admir A. Teston, Conselheiro; Ademir Casaril, Conselheiro; Alcione Scarotti, Conselheiro; Arlindo Heberle, Conselheiro; Francisco Sedosvki, Conselheiro; Gilberto José Ody, Conselheiro e Fernando Bernardi, Conselheiro.
Com infomações da Assessoria de Comunicação da Cooperalfa