Com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUNDICA), o Patronato Júlio Mailhos de Sarandi implementou, no mês de setembro deste ano, o Projeto “Educando para o Futuro”, que tem por objetivo focar na prevenção da violência e exploração sexual infanto-juvenil; prevenção, proteção e atenção às crianças e adolescentes sobre o uso de substâncias psicoativas; educação sexual e prevenção de gravidez e DST’s na adolescência.
O montante de R$ 40.000,00 repassados pelo Fundica foram utilizados para a contratação da Psicóloga Liliane Pedon, a qual realiza atendimento psicológico individual, direcionado às demandas emocionais e as questões de sofrimento psíquico, visando a saúde mental das crianças. E, atendimento grupal, direcionado a temas frente às situações de violação de direitos da criança e adolescente.
A psicóloga atende duas vezes por semana na entidade, buscando favorecer a expressão dos sentimentos, das angústias, por meio de uma escuta atenta e sensível, para que as crianças e adolescentes se tornem protagonistas nas cenas de sua vida.
Além do mais, com o recurso do projeto, foi adquirido material escolar, para ser reposto no segundo semestre de 2024, conforme a necessidade de cada menino, e ao longo do ano de 2025, a fim de garantir melhores condições de estudo aos mesmos.
O Patronato Júlio Mailhos de Sarandi atende, atualmente, 102 crianças e adolescentes, do sexo masculino, com idades entre 04 e 15 anos, no turno inverso ao da escola, provindos das vilas e bairros mais carentes do município, quer seja: Vila Jardim, Bairro Vicentinos, Loteamento Novo Templo, Vila Esperança, Bairro 1º de Maio, Bairro Ipiranga, Vila Santa Gema, Vila Kennedy, Vila Maria, Bairro Papagaio e Bairro Beira Campo.
A entidade realiza atendimento socioeducativo em meio aberto, prestando assistência social, educacional, profissional, além de fornecer alimentação, vestuário e material escolar.
A entidade busca acolher, amparar, orientar e preparar a criança e o adolescente dentro de uma educação libertadora, seguindo princípios, como: verdade, sinceridade, honestidade e trabalho para assegurar seus direitos à cidadania, o resgate de sua dignidade e o desenvolvimento de seus talentos, visando prepará-los para um futuro melhor.