Rede Scalabriniana de Comunicação - Conexão com a Nossa Gente
Política

Em entrevista à Rádio Sarandi, Ministro Augusto Nardes fala sobre seus trabalhos junto ao TCU


Semanalmente, os ouvintes da Rádio Sarandi acompanham os comentários do Ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União, com diferentes assuntos na área da Gestão Pública, e nossa reportagem conversou com ele, direto de Brasília, dentro do projeto “Conexão Brasília”. Nardes falou sobre Gestão e os trabalhos junto ao TCU.

Durante entrevista, Nardes, que conta com ampla experiência política e jurídica, destacou que guarda grande apreço pela região de Sarandi, em seus 24 anos como deputado, estadual e Federal, além dos oito anos como Ministro. Citando momentos importantes como emancipação de municípios como Barra Funda, convivência com as cooperativas, prefeitos e lideranças, reafirmou o respeito pela população regional. Ele enfatizou ainda que seus comentários, na Rádio Sarandi visam orientar a população. “É uma satisfação falar com Sarandi, e poder transmitir também o conhecimento técnico, com meus comentários, que são técnicos. Eu não entro no aspecto político, eu procuro orientar o cidadão brasileiro aonde vai o seu dinheiro.” Disse ele

Um assunto, frequentemente tratado por Nardes em seus comentários pela Rádio Sarandi, trata-se da “Governança”. Segundo ele, o termo abrange indicadores que possibilitam a transparência, e dá integridade e condições da população acompanhar tudo que acontece na Administração Pública. “É importante ter a governança como um princípio básico, como uma cultura que está em impregnada na gestão de cada prefeito, de cada governador de cada representante público. Por isso, que eu escrevi um último livro da “Governança à Esperança.” Disse ele.

Questionado sobre a possibilidade de a população acionar o Tribunal de Contas da União, para apontar possíveis irregularidades, o Ministro destaca que isso é possível, e até colabora com os trabalhos. Ele enfatiza que as denúncias podem ser feitas de forma anônima, e serão analisadas pelos auditores. “O cidadão não precisa colocar seu nome, ele pode mandar, de forma anônima, as denúncias em relação às obras que estão sendo feitas com o dinheiro da União. Nós fiscalizamos a União, mas, claro; que fiscalizamos também os Estados e municípios, quando tem dinheiro da União em suas ações. O cidadão pode passar a informação através da ouvidoria do Tribunal de Contas da União.” disse ele.

A segunda edição do projeto “Conexão Brasília”, direto de Brasília, com Márcio Frozza; traz entrevistas exclusivas com parlamentares, assessores e autoridades. Sempre dando ênfase e espaço para os assuntos de relevância do povo gaúcho, principalmente da nossa região.


Data: 08/03/2024 17:18:20
Autor: Rádio Sarandi