O delegado titular da DP de Sarandi, Cristiano de Bone, faz uma avaliação das principais ocorrências nos primeiros seis meses no município. Inicialmente o delegado lembra que chegou na Delegacia em maio desse ano, “com um grande desafio, dar continuidade ao excelente trabalho dos meus antecessores, Delegado Tiago e Delegado Leandro. Minha lotação antes de Sarandi tinha uma realidade diferente, com número menor de ocorrências policias e procedimentos. De maneira geral, as ocorrências eram sobre os crimes de estelionato, fatos relacionados à violência doméstica, tráfico de drogas, furtos e roubos, esses dois últimos, em sua grande maioria, se não a totalidade, em decorrência do tráfico de drogas”.
O delegado faz um comparativo entre este mesmo período de 2022 com 2023 e se houve aumento de uma forma geral ou diminuição das ocorrências e explica que em comparação com o primeiro semestre de 2022. “Este ano tivemos um aumento considerável no número de ocorrências. Sendo que, somente nos primeiros seis meses desse ano foram registradas 1.568 ocorrências policiais, o que corresponde aproximadamente 10% mais que no mesmo período do ano de 2022”. Explica Cristiano.
Uma das maiores preocupações da Policia Civil de Sarandi é o combate ao tráfico de drogas. Sobre isso o delegado Cristiano diz que, “a questão do tráfico de drogas é muito preocupante na sociedade como um todo e, infelizmente, no nosso município e as demais cidades de abrangência da Delegacia de Polícia de Sarandi, não seria diferente. O tráfico de drogas, além da questão relacionada à saúde pública, reflete significativamente em uma infinidade de outros crimes, igualmente graves, como os furtos e roubos, que são, em regra, cometidos para que os objetos furtados sejam trocados por drogas, além dos crimes contra a vida, praticados em decorrência de dívidas de aquisição de entorpecentes ou por disputa pelo território para comercialização de drogas. De maneira geral, a população tem colaborado de maneira significativa com a delegacia, trazendo-nos muitas informações relevantes para o combate ao tráfico de drogas no município. Aqui, é importante ressaltar, que as denúncias são anônimas e a identidade do denunciante jamais será revelada”. Disse o delegado.
Finalizando, o delegado Cristiano De Bone falou sobre os índices de elucidação de crimes pela equipe da DP de Sarandi e explica que a polícia civil tem natureza eminentemente investigativa. Neste ponto, acrescenta, a Delegacia de Sarandi tem apresentado excelentes números no que se refere à elucidação de crimes, elucidando, em regra, 84% dos procedimentos criminais instaurados. “O que nos deixa extremamente satisfeitos, pois tal índice demonstra que, apesar da sobrecarga de trabalho e da escassez de recursos humanos e financeiros, nossos policiais são extremamente qualificados e dedicados nesta missão de servir e proteger”, concluiu o delegado.