O Hospital Comunitário de Sarandi - Sistema de Saúde Vila Nova, foi selecionado pela Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, para integrar o programa Saúde 60+RS. O anúncio das instituições selecionadas foi feito na sexta-feira, 04 de julho. O serviço especializado objetiva garantir atendimento multiprofissional qualificado para idosos frágeis e/ou com diagnóstico de demência, referenciados pela Atenção Primária à Saúde.
Em entrevista, a diretora do HCS, Andreia Blau, destacou que este será mais um serviço especializado que a população regional terá, através do Hospital, reforçando assim o comprometimento da instituição e da equipe para com a comunidade local e regional. “Esses projetos, eles demandam análise técnica, demandam tempo para serem construídos, e felizmente; nós temos uma equipe empenhada, uma equipe engajada, é uma equipe que entende a sua vocação enquanto instituição hospitalar”, destacou a diretora.
Segundo Andreia, agora o HCS terá um período de trâmite administrativo, para implantar esse serviço, que será inserido no contrato do HCS com o Estado e, após isso, implantado em Sarandi. “A gente tem o tempo administrativo, mas, geralmente; o Estado tem sido bem célere nessa construção dos processos administrativos. A partir do momento da implantação, junto ao nosso contrato, nós iniciamos as atividades aqui no hospital”, disse ela.
Objetivos e Funcionamento do Saúde 60+RS
O programa busca melhorar a funcionalidade, qualidade de vida e suporte familiar da população idosa. Para isso, são estabelecidos serviços regionalizados, com implantação e funcionamento supervisionados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS). Serão implantados 20 serviços em 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), definidos por processo seletivo.
Serviços Prestados
O Saúde 60+RS oferecerá atendimento multiprofissional, promovendo um modelo de cuidado compartilhado com a APS. As principais atribuições incluem:
-Atendimento especializado para idosos frágeis e com demência;
-Acompanhamento contínuo e suporte aos cuidadores;
-Uso de telessaúde para ampliar o acesso à assistência;
-Educação permanente para qualificação dos profissionais;
-Supervisão e apoio técnico às equipes da APS.