Rede Scalabriniana de Comunicação - Conexão com a Nossa Gente
Segurança

Nomeados 79 novos servidores para a Polícia Penal


O governo do Estado publicou no Diário Oficial desta quarta-feira, 11 de junho, a nomeação de mais 79 agentes penitenciários (APs). O chamamento está alinhado à permanente reposição de efetivo da Polícia Penal, atualmente o maior de sua história.

Aprovados no concurso de 2022, os nomeados, depois da posse, realizarão o Curso de Formação Profissional, organizado pela Escola do Serviço Penitenciário, antes de passarem a atuar no sistema prisional gaúcho.

O Curso de Formação Profissional somará mais de 500 horas-aula, em conformidade com a matriz curricular da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e com as diretrizes da política penitenciária do Rio Grande do Sul. As aulas serão ministradas por 110 docentes servidores da Polícia Penal, da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo, do Corpo de Bombeiros Militar e do Instituto-Geral de Perícias.

Durante o curso, serão contempladas disciplinas como Alternativas Penais; Armamento e Tiro; Primeiros Socorros; Penas e Prisões; Lei de Execução Penal; Direitos Humanos; Gestão Penitenciária; Gênero e Etnia; Procedimentos e Rotinas Administrativas; Rotinas de Processos; e Legislação e Normativas.

Fonte: Secom;


Data: 13/06/2025 10:29:20
Autor: Rádio Sarandi