Sarandi poderá contar com um Centro de Atendimento em Saúde dos Autistas (CAS) do Programa TEAcolheRS, que poderá ser implantando em um espaço junto aos prédios do campus da UPF, campus Sarandi.
Nesta quarta-feira, 16 de abril, o deputado Loureiro, o prefeito Pablo Mari e o vereador Leno de Jesus, participaram de reunião na Secretaria Estadual de Saúde, em Porto Alegre, com diretora do TEAcolhe Fernanda Mielke, quando foi entregue o projeto com as adequações necessárias para credenciar Sarandi neste serviço. O secretário Cassio Conterato, a vice-presidente da Associação de Pais e Amigos Autistas de Sarandi (APAAS) Leandra Campeol, psicóloga Consuelo Pasqualoto e a primeira-dama Denize Mari também participaram da reunião.
No CAS TEAcolhe, os autistas recebem atendimento especializado em diversas áreas médicas, como fonoaudiologia, psicologia, neurologia e fisioterapia. Hoje, os pacientes com autismo de Sarandi precisam se deslocar a Constantina para receber o atendimento. O resultado dos municípios que serão contemplados com novas unidades dos CAS deverá ser anunciado nas próximas semanas e o projeto de Sarandi está bastante apto a ser selecionado e o credenciamento ser efetivado.
Atualmente, existem 51 CAS TEAcolhe no Estado, frutos da Lei Gaúcha Pró-Autismo (15.322/2019) de autoria do deputado estadual Eduardo Loureiro. Cada unidade recebe 100 mil por mês do governo do Estado para manter o serviço.
Fonte: Assessoria Deputado Eduardo Loureiro