O Corpo de Bombeiros Militar de Sarandi inicia na próxima semana um roteiro em todas as escolas da sua área de atuação em 10 municípios com orientação aos professores, funcionários e alunos sobre procedimentos em casos de incêndio e outras ocorrências anormais no ambiente escolar. As orientações visam estabelecer treinamentos com a criação do chamado Plano de Abandono e Ponto de Encontro.
Serão visitadas as escolas de Sarandi, Barra Funda, Constantina, Engenho Velho, Nova Boa Vista, Novo Xingu, Ronda Alta, Rondinha, Sagrada Família e São José das Missões.
O Plano de Abandono Escolar é de responsabilidade da direção da instituição de ensino, com o apoio da Brigada Escolar, e se constitui em um planejamento da sistemática adequada à realidade de cada escola, com vistas à saída emergencial, de maneira organizada e segura, de todos os ocupantes da edificação escolar, colocando-os em um local igualmente seguro.
Local seguro, previamente estabelecido, onde serão reunidos todos os estudantes, professores, funcionários e outras pessoas que eventualmente estejam na escola. Neste local deve haver equipe de servidores designados pelo diretor, denominada de Equipe do Ponto de Encontro.
Fora da escola, próximo ao prédio. Amplo para receber todas as turmas. Coberto ou não (preferência por local protegido do sol e da chuva). Seguro para os ocupantes da escola. Sem risco de ser atingido por chamas em caso de incêndio. Com acesso à rua sem passar pelo interior da escola.