Em entrevista à Rádio Sarandi, o Otorrinolaringologista Dr. Gustavo Espanhol, destacou os principais cuidados que devemos ter com relação a dores de ouvido nessa época do ano.
Ao ser perguntado sobre o que pode desencadear a dor de ouvido, o Dr. Gustavo Espanhol destaca que nessa época do ano, o aumento da exposição a piscinas, praias e locais às margens de rios, são fatores determinantes para ocasionar a dor e aparecer as otites externas, que são as infecções no ouvido causados pelo acúmulo de água. Essa água causa remoção de cera que protege o canal auditivo e pode causar irritação no canal externo, o que pode levar a infecções e inflamações.
Segundo Dr. Gustavo, os excessos de umidade na orelha são os principais pontos de atenção. Ao sair da água é recomendado secar a região apenas com uma toalha macia ou papel toalha e não tente introduzir objetos ou instrumentos pra secar ou limpar o ouvido, porque isso pode machucar o ouvido criando fissuras e isso é a porta de entrada para bactérias ou fungos.
Sempre nesses casos é recomendado a procura de um profissional.