Será realizada no domingo, 17 de setembro, a 46ª edição da Romaria em honra a Nossa Senhora da Salete em Estancado Baixo - Sarandi.
Haverá procissão às 9h45min, com saída da Capela São Vicente de Paulo no Bairro Vicentinos até a Comunidade Estancado Baixo. Às 10h30min haverá Santa Missa Campal com transmissão da Rádio Sarandi.
A programação prossegue com almoço e tarde dançante.
HISTÓRICO
Na sua aparição nos Alpes da França, em 19 de setembro de 1.846, em lágrimas Maria em Salete fez um apelo pela conversão, oração, penitência e reconciliação com os irmãos e com o seu filho Jesus.
Em 1.939, Elvira Cescon Piccini residia na comunidade de Estancado e ficou hospitalizada em Bento Gonçalves e os médicos não lhe deram esperança de vida. Com grande fé, ela recorreu à mãe de Jesus e ficou curada da sua grave doença, pois tinha 3 filhos para criar. Em agradecimento, construiu na comunidade, um capitel em homenagem à Nossa Senhora.
Em 1.965 houve uma grande seca, então o Padre Augustino Sopelsa e o Padre Florindo programaram uma procissão saindo da comunidade do Estancado até o capitel de Santa Rita, pedindo a graça da chuva. Na noite desse mesmo dia, choveu abundantemente.
Já no ano de 1.977, por iniciativa dos sócios da época e com o apoio do Padre Ênio Luiz Botan, foi organizada a primeira romaria. Hoje a atual igreja e sede (Salão) estão construídas na terra doada pelos casais Alma e Luiz Zanchin e Antônio e Antoninha Celso.
Aos poucos tal celebração foi crescendo, criando a necessidade de fazer mais alimentos para os que vinham de longe para a romaria e também para gerar renda e ser revertida na melhora e manutenção da igreja e da sede.
Assim, além do tradicional churrasco, surgiu a tradição das cucas feitas no forno. Hoje, a comunidade que é composta por um número pequeno de sócios, realiza uma festa menor, mas a fé em Nossa Senhora da Salete e a tradição das cucas caseiras do Estancado, continuam muito grandes.
Fonte: Fernando Luis Concatto/PASCOM.